Cristo é o cabeça da igreja. "Senhor" Cl 1.21;2-3 (5)

Colossense  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

Ministério

Notes
Transcript
CONTEXTO
CONTEXTO IMÉDIATO E LITERARIO
O que vem antes;
qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
Qual CONTEÚDO da carta.
a. Amor. 1.1-2
b. Milagres 1.3-8
c. Oração 1.9-12
d. Senhor.1.13-20
e. Ministério . 1.21- 2.3
f. Santos. 2.4-15
g. Cuidado. 2.16-23
h. Céu e terra. 3.1-11
i. Revestidos. 3.12-17
j. Família. 3.18-4.1
l. Palavras 4.2-9
m. Amigos. 4.10-18.qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
O que vem depois:
A mensagem anterior, tratava de uma vida onde o Senhor deve reina em nós, e posterior fala que devemos viver uma vida em Santidade no Senhor. o seja, o nosso ministério deve está sempre baseado em que estamos servindo.
CONTEXTO CULTURAL E HISTÓRICO
Paulo também estava defendendo a Igreja sobre os ataque da filosofia GNOSTICA, que estava trazendo um ataque sobre a sociedade e influenciando a igreja do Senhor em varias temas.
ESTRUTURA
1. Ministério da reconciliação. “alegria Colossenses 1.21–23 “E vocês que, no passado, eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam, agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que vocês permanecem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança do evangelho que vocês ouviram e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.”
eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam PROUZIO EM NÓS ALGO MARAVILHOSO, NÃO MAIS INIMIGO E NEM ESTRANHO, “PERTO”
ele os reconciliou no corpo da sua carne 22V CONCERTO O QUE ESTAVA QUEBRADO. A PONTE QUE SEPARA O HOMEM DE DEUS, FOI RESTAURADA. “PARA SERMOS SANTOS” SEPARADO DO MUNDO.
permanecem na fé, alicerçados e firmes. 23V SÓ CONSEGUIREMOS SE MANTIVERMOS FIRMES NA PALAVRA DO EVANGELHO DO NOSSA SALVAÇÃO.
2. Ministério do Serviço fiel. Colossenses 1.24–27 Agora me alegro nos meus sofrimentos por vocês e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja, da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada em favor de vocês, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que esteve escondido durante séculos e gerações, mas que agora foi manifestado aos seus santos. A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”
Agora me alegro nos meus sofrimentos por vocês 24V Sofrimento e alegria parecem ser coisas mutuamente exclusivas. É quase inconcebível para a mente pós-moderna aceitar a idéia de alegria no sofrimento. Paulo é um cristão e não um masoquista. Ele não tem prazer no sofrimento. Então, por que ele se regozija no sofrimento? Por que Paulo está sofrendo e, mesmo assim, ainda é feliz? Por que e por quem Paulo está sofrendo? “POR CAUSA DE CRISTO
para dar pleno cumprimento à palavra de Deus. 25V NOSSO MINISTÉRIO E PARA QUE A PALAVRA SEJA ENSINADA E PREGADA.
o mistério que esteve escondido durante séculos e gerações 26V “O mistério… agora, todavia, se manifestou aos seus santos”. Só os salvos têm a percepção clara de quem é Jesus e o significado do Seu sacrifício na cruz (1Co 2.14; 2Co 4.3,4). Essa percepção espiritual não é fruto da sabedoria humana nem da iniciação nas ciências e religiões de mistério, mas conseqüência da revelação do Espírito Santo. O homem natural não discerne as coisas de Deus. O diabo mantém os incrédulos cegos às verdades espirituais. A não ser que Deus lhes abra os olhos do entendimento, eles não poderão compreender Cristo e Sua gloriosa obra expiatória.
Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios. 27V A habitação do mistério (1.27). “Cristo em vós, a esperança da glória”. O mistério é o próprio Cristo (Ef 3.3,4,9; 1Tm 3.16). William Hendriksen diz que o mistério é Cristo em todas as Suas gloriosas riquezas realmente morando no coração e na vida dos gentios por meio do Seu Espírito.
Antes do pecado, o homem tinha plena comunhão com Deus. O pecado, entretanto, rompeu essa intimidade (Is 59.2). Deus decidiu então fazer morada entre o Seu povo através de um santuário móvel (Êx 25.8). Mais tarde a presença de Deus se fez perceber no templo de Jerusalém (2Cr 7.1–3). Mas foi na plenitude dos tempos que o próprio Deus desceu ao mundo e se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14). Agora, Paulo diz que Cristo não apenas habita entre nós, mas habita em nós (1.27). Essa habitação é pela fé (Ef 3.17). A habitação de Cristo em nós não é uma estada temporária, mas permanente. Cristo não é um inquilino, mas o dono da casa. A habitação de Cristo no cristão é a garantia da glória.
3. Ministério pastoral. Colossenses 1.28Este Cristo nós anunciamos, advertindo a todos e ensinando a cada um em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo.”
Este Cristo nós anunciamos ;DIREÇÃO PARA O MINISTÉRIO
advertindo a todos EXPLICA A SITUAÇÃO DO PASTOR
ensinando a cada um em toda a sabedoria; EXPLICA A SITUAÇÃO
a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo.”; PROPOSTA DO MINISTERIO PASTORAL
4. Ministério de trabalho. Colossenses 1.29–2.3 “É para esse fim que eu me empenho, esforçando-me o mais possível, segundo o poder de Cristo que opera poderosamente em mim. Quero que saibam quão grande tem sido a nossa luta por vocês, pelos que moram em Laodiceia e por muitos outros que não me viram face a face. Faço isto para que o coração deles seja consolado e para que eles, vinculados em amor, tenham toda a riqueza da plena convicção do entendimento, para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”
“É para esse fim que eu me empenho
quão grande tem sido a nossa luta por vocês,
para conhecimento do mistério de Deus
em quem estão ocultos todos os tesouros
1.Ministério da reconciliação.
2. Ministério do serviço fiel.
3. Ministério pastoral
4. Ministério de trabalho
GRANDE IDEIA
Fomas reconciliados por Deus para servi-lo fielmente é trabalhar incansavelmente para a glória do Senhor.
RESPOSTA DESEJADA
Eu, você, nós, temos honrado nosso Senhor de fato com nosso dons e talentos?
A RESPOSTA TEM QUE SER SIM, SE FOR NÃO , EU SOU FIEL?
TEÓLOGIA BÍBLICA
Reconciliação: Romanos 5.10–11 “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida! E não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação.”
Servo fiel: João 12.26 “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.”
Pastor: Efésios 4.11–12 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,”
Trabalho: 1Coríntios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.”
APLICAÇÃO
Que vigência têm hoje o anúncio do mistério de Cristo e o cuidado pastoral nas igrejas tal como o apóstolo Paulo descreve?Que importância sua congregação local dá à formação de discípulos que obedeçam ao Senhor em tudo e reflitam o que Deus quer para a vida humana?
Related Media
See more
Related Sermons
See more